A cultura do jogo com acesso antecipado

Com o advento do Acesso Antecipado na Steam, inúmeros títulos conseguiram dinheiro antes mesmo do lançamento oficial do jogo. A ideia desse acesso prévio é permitir que o jogador compre o game e possa jogá-lo antes mesmo que os desenvolvedores terminem a versão final do jogo. Isso acabou infestando-se por diversos títulos do catálogo da Valve, de uma maneira desenfreada e radical. Sim, a ideia é excelente, mas assim como qualquer faca de 2 gumes ela também possui suas falhas.

A busca por dinheiro gera melhores resultados

O que eu luto contra e que me deixa furioso são casos como este:

acessoantecipado2
Data de lançamento: 30/mai/2014

O indie game The Forest está no catálogo da Steam desde 30 de maio de 2014. Vamos esquecer o fato do trabalho de se produzir um jogo, e sim do que acontece – Não que seja o caso deste jogo, mas vou usá-lo como exemplo – , muitos grupos de desenvolvimento acabam por relaxar na produção do game após conseguir o dinheiro necessário. A necessidade por dinheiro acaba motivando e forçando os desenvolvedores a produzirem o jogo para entregá-lo e conseguirem seu suado dinheiro. Com uma possibilidade dessas tudo isso vai embora, e o desenvolvedor pode fazer no ritmo que lhe convém, e lançar algumas migalhas de gameplay esporadicamente ao usuário. Isso pois ainda não entrei no mérito do jogo ser finalizado ou não(Entrando agora). Em uma parte do texto sobre o Acesso Antecipado a Steam informa:

You should be aware that some teams will be unable to ‘finish’ their game. So you should only buy an Early Access game if you are excited about playing it in its current state. Você deve estar ciente de que algumas equipes não serão capazes de terminar’ o jogo. Então você só deve comprar um jogo de “Acesso Antecipado” se você está animado em jogar em seu estado atual.

O único caso que eu por enquanto conheço foi com o jogo Towns, onde o jogo foi oficialmente abandonado, após os desenvolvedores conseguirem “vender” 200 mil cópias, totalizando 2 milhões de dólares para eles.

Por outro lado…

Se lá em cima eu falo do perigo de dar seu dinheiro para gente que você não conhece, agora também posso falar dos benefícios disso. Ativar o Acesso Antecipado permiti que o desenvolvedor tenha um rico feedback de todas as features apresentadas e de como os jogadores estão reagindo a elas, permitindo um desenvolvimento flexível, onde a empresa poderá fazer melhorias enquanto o finaliza. Não sou de comprar jogo com acesso antecipado, e não justamente pelo que disse, mas por simplesmente ter uma lista grande parar comprar – então nunca cheguei a comprar um. Um jogo que está na minha lista, e não tardará para ser comprado é Broforce.

Se eu falei da data de The Forest, Broforce está desde o dia 9 de abril de 2014. O que posso falar a seguir pode ser injusto, pois faz meses que não acompanho o desenvolvimento e releases de The Forest, mas parece que ao comparar os 2 jogos em pelo menos um deles eu cairei no que eu disse.O jogo ainda está em fase de acesso antecipado, mas já possui dezenas de fases prontas, lançaram uma versão gratuita do jogo com outros personagens(Expendabros), e ainda estão fazendo atualizações com novos personagens, cenários e inimigos novos. Não sei o tamanho das 2 equipes, não sei quanto elas arrecadaram, não sei qual é a competência de cada uma, mas acho imprescindível, antes de sair colocando o projeto no Steam Greenlight você já ter uma boa parte do material, para justamente não dar uma má impressão, e talvez não ficar iludido com o dinheiro recebido e se acomodar.

Já The Forest em sua fase Alpha, foram pouquíssimas e demoradas as atualizações do jogo. Acho incrivelmente negativo que alguém coloque um trailer no Steam com mil coisas para serem feitas e no gameplay real não chegar a nem 1/3 do proposto, dando ao usuário nem uma versão Beta e sim um Alpha, mostrando problemas simples como a IA, onde inimigos ficam imóveis. Se digo isso do The Forest, Broforce é ao contrário e está me agradando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s